Atividade utilizando a mídia - Tipos de solo
AUTORA
Professora Silvana Batista Barreto, 4º ano B
Ao alunos do 4 º B da Escola Municipal Júlia Wanderley em Imbaú, desenvolveram no dia 22 de agosto, atividades de Geografia relacionadas aos tipos de solo. Primeiramente utilizamos a vídeo aula, número 73, do Projeto Vamos Ler, que relata e destaca a importância e as características do solo. Iniciamos a aula assistindo a vídeo aula, depois dividimos a sala em grupos de 4 alunos para discutir sobre os tipos de solo. Foi uma aula especialmente atrativa e diferente, pois anteriormente eu já havia solicitado aos alunos que trouxessem garrafas pet de casa para fazermos uma experiência em sala. Para a aula levei 3 tipos de solo para podermos explorar e realizar a experiência.
Professora Silvana Batista Barreto, 4º ano B
Ao alunos do 4 º B da Escola Municipal Júlia Wanderley em Imbaú, desenvolveram no dia 22 de agosto, atividades de Geografia relacionadas aos tipos de solo. Primeiramente utilizamos a vídeo aula, número 73, do Projeto Vamos Ler, que relata e destaca a importância e as características do solo. Iniciamos a aula assistindo a vídeo aula, depois dividimos a sala em grupos de 4 alunos para discutir sobre os tipos de solo. Foi uma aula especialmente atrativa e diferente, pois anteriormente eu já havia solicitado aos alunos que trouxessem garrafas pet de casa para fazermos uma experiência em sala. Para a aula levei 3 tipos de solo para podermos explorar e realizar a experiência.
Após assistirmos e debatermos em grupos os tipos de solo, características de cada um, e a importância para a agricultura e a sobrevivência de todos nós, montamos novamente 3 grupos grandes para que cada grupo falasse sobre um tipo de solo. O grupo 1 falou sobre a formação do solo e solo fértil, que é o solo ideal para a agricultura. O grupo 2 destacou a degradação do meio ambiente e o que isso causa no solo, falando também sobre solo arenoso, que ele é permeável e que não é um solo bom para a agricultura. O grupo 3, mostrou que os solo argiloso é impermeável e que também não é bom pra a agricultura. Depois das apresentações dos grupos, tivemos o momento da experiência com as garrafas pet e os solos, primeiramente, cada grupo com seu tipo de solo, colocou o solo dentro da garrafa pet e depois colocou água. Com o cronômetro observamos o tempo que a água levava para molhar o solo e cair no recipiente colocado no bico da garrafa pet. Sem dúvidas, os alunos assimilaram muito mais o conteúdo, utilizando a vídeo aula do Projeto Vamos Ler, que é um vídeo curto, muito bem explanado, com as informações precisas para desenvolver atividades e experiências como essa que o 4 ano desenvolveu. Sem contar a empolgação dos alunos em ter eles mesmos como protagonistas da aula de geografia sobre tipos de solo, cada grupo retirando as informações da vídeo aula que precisariam para o seu grupo desenvolver a experiência.
Ao final, realizaram também um relato avaliando a aula e falando se gostaram e o que mais gostaram e o que assimilaram sobre esta aula.
Esta aula com certeza foi relevante para a aprendizagem dos alunos do 4 ano B, pois foi um assunto muito divertido, produtivo, no qual eles puderam utilizar uma nova ferramenta de abordagem, diferente da que estão acostumados no dia a dia.
Para mim como professora, fico extasiada em poder de forma diferente, levar o conhecimento aos alunos de temas e conteúdo que costumeiramente são maçantes de assimilar, se não fossem as vídeos aulas interessantes do Projeto Vamos Ler e termos em sala hoje as inovações tecnológicas, onde aprender ficou bem mais divertido e você como professor pode avaliar o desenvolvimento da aprendizagem do seu aluno tranquilamente.
Ao final, realizaram também um relato avaliando a aula e falando se gostaram e o que mais gostaram e o que assimilaram sobre esta aula.
Esta aula com certeza foi relevante para a aprendizagem dos alunos do 4 ano B, pois foi um assunto muito divertido, produtivo, no qual eles puderam utilizar uma nova ferramenta de abordagem, diferente da que estão acostumados no dia a dia.
Para mim como professora, fico extasiada em poder de forma diferente, levar o conhecimento aos alunos de temas e conteúdo que costumeiramente são maçantes de assimilar, se não fossem as vídeos aulas interessantes do Projeto Vamos Ler e termos em sala hoje as inovações tecnológicas, onde aprender ficou bem mais divertido e você como professor pode avaliar o desenvolvimento da aprendizagem do seu aluno tranquilamente.
Comentários
Postar um comentário