Calculadora como aliada

AUTORA
Professora Silvana Batista Barreto, 4º ano B

Ao alunos do 4 º B da Escola Municipal Júlia Wanderley em Imbaú, desenvolveram no dia 11 de agosto, atividades com a calculadora em sala de aula, com o objetivo de desmistificar a calculadora como “bicho- papão” da matemática, e geralmente proibida de ser utilizada em sala de aula. Iniciamos a aula, conhecendo um pouco a calculadora, entendendo as funções dela em vídeo explicativo na TV da sala de aula. Como eu já havia combinado com os pais pelo grupo de wattssap da turma anteriormente, as crianças trouxeram celulares para essa aula, é outra coisa que eles adoram e não exploramos tanto como instrumento de pesquisa em sala. Fizemos duplas e trios com a turma, e eles exploraram a calculadora do seu próprio celular.

Feito isso, os alunos prepararam vários cálculos em folha do caderno, os cálculos eles mesmos criaram, cálculos matemáticos de adição, subtração e multiplicação, depois utilizaram a calculadora para resolvê-los. Criaram também cálculos oralmente para que os outros grupos no tempo de 2 minutos resolvessem na calculadora e ainda outro grupo calculasse sem calculadora, pra saberem a rapidez e o raciocínio dos colegas. Ao final, realizaram também um relato avaliando a aula e falando se gostaram e o que mais gostaram de trabalhar com calculadora.

Este trabalho foi com certeza relevante para os alunos do 4 ano B, pois descobriram uma nova ferramenta divertida de estudar a matemática.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade de Língua Portuguesa

Atividade utilizando a mídia - Tipos de solo