Lugar de criança é na escola
AUTORA
Professora Silvana Batista Barreto, 4º ano BAo alunos do 4 º B da Escola Municipal Júlia Wanderley em Imbaú, desenvolveram nos dias 15 e 16 de junho, atividades alusivas à campanha do Ministério Público, “Lugar de criança é na escola”, com o objetivo de conscientizara importância tão relevante em nossos dias atuais, visto que é absurdamente elevado o número de crianças menores que 16 anos que trabalham para ajudar a gerar renda em casa e acabam abandonando a escola precocemente.
Iniciamos as atividades distribuindo uma cartilha para cada aluno, vindo do Ministério público, depois de lermos e nos sensibilizar com as histórias do gibi, assistimos vídeos sobre o trabalho infantil no Brasil, depois no nosso estado. É realmente alarmante o número de crianças pequenas que engrossam essa triste estatística no nosso país e no Paraná. Os alunos se sentiram impotentes frente a esse problema e quiseram rapidamente conscientizar amigos e familiares sobre esse assunto.
Os alunos prepararam cartazes sobre o assunto, dando ênfase ao cata vento colorido, que é o símbolo da campanha, que lembra que criança precisa brincar, e colocaram frases chamativas e com conteúdo impactante nos cartazes, criaram um portfólio com os direitos da criança, e este como se fosse um presente para todas as crianças da escola e do mundo, foi deixado exposto no saguão da escola com uma flecha sugerindo que deveria ser lido e conhecido por todos. Realizaram também produções de texto, descrevendo a importância de um assunto que maltrata a criança, fiaram condoídos com a história de um amiguinho da sala que veio de outra escola onde este tinha um amigo de 7 anos que abandonou a escola pra trabalhar no semáforo com a família, dizendo uns aos outros que esta realidade está muito próxima deles.
Uma outra iniciativa dos alunos foi a de divulgar e conscientizar os alunos da escola, foram em grupos até as outras salas e explicaram o movimento e conversaram com outros alunos para aderirem a campanha e denunciarem o trabalho infantil.
Este trabalho foi com certeza relevante e de grande impacto na vida dos alunos do 4 ano B, com certeza carregarão para a vida essa experiência e serão os primeiros a combater esse crime.
Os alunos prepararam cartazes sobre o assunto, dando ênfase ao cata vento colorido, que é o símbolo da campanha, que lembra que criança precisa brincar, e colocaram frases chamativas e com conteúdo impactante nos cartazes, criaram um portfólio com os direitos da criança, e este como se fosse um presente para todas as crianças da escola e do mundo, foi deixado exposto no saguão da escola com uma flecha sugerindo que deveria ser lido e conhecido por todos. Realizaram também produções de texto, descrevendo a importância de um assunto que maltrata a criança, fiaram condoídos com a história de um amiguinho da sala que veio de outra escola onde este tinha um amigo de 7 anos que abandonou a escola pra trabalhar no semáforo com a família, dizendo uns aos outros que esta realidade está muito próxima deles.
Uma outra iniciativa dos alunos foi a de divulgar e conscientizar os alunos da escola, foram em grupos até as outras salas e explicaram o movimento e conversaram com outros alunos para aderirem a campanha e denunciarem o trabalho infantil.
Este trabalho foi com certeza relevante e de grande impacto na vida dos alunos do 4 ano B, com certeza carregarão para a vida essa experiência e serão os primeiros a combater esse crime.
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