DESENVOLVENDO HABILIDADES DE ESCRITA POR MEIO DO GÊNERO TEXTUAL CARTA
AUTORA
Professora Marciane de Oliveira, 4º ano B
Os gêneros textuais estão presentes em nossa vida de diversas formas, desde a comunicação pessoal e social até a esfera profissional e acadêmica. Eles são utilizados para diversos fins e em diferentes contextos no nosso cotidiano.
A carta é um gênero textual presente em nossa sociedade e que tem uma grande importância em diversos contextos.
Desta forma, os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades na produção desse gênero.
Primeiramente, a professora apresentou aos alunos os elementos que compõem uma carta, como o cabeçalho, o destinatário, o corpo do texto, e a despedida. Em seguida, os alunos foram convidados a escolher um destinatário para sua carta e pensar sobre o assunto que gostariam de abordar.
Durante o processo de produção das cartas, a professora fez questão de enfatizar a importância da clareza e da objetividade na comunicação escrita, além de incentivar os alunos a expressarem suas ideias de forma coerente e coesa.
Ao final da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar suas cartas com a turma, o que permitiu que todos pudessem aprender um pouco mais sobre a diversidade de formas e temas que podem ser abordados nesse gênero textual.
Em resumo, a atividade de produção de cartas desenvolvida pela turma foi uma experiência muito positiva, que contribuiu para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais importantes para a formação dos alunos, como a capacidade de expressar emoções e sentimentos de forma escrita, além de incentivar a empatia e a compreensão do ponto de vista do outro.
Professora Marciane de Oliveira, 4º ano B
Os gêneros textuais estão presentes em nossa vida de diversas formas, desde a comunicação pessoal e social até a esfera profissional e acadêmica. Eles são utilizados para diversos fins e em diferentes contextos no nosso cotidiano.
A carta é um gênero textual presente em nossa sociedade e que tem uma grande importância em diversos contextos.
Desta forma, os alunos do 4º ano tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades na produção desse gênero.
Primeiramente, a professora apresentou aos alunos os elementos que compõem uma carta, como o cabeçalho, o destinatário, o corpo do texto, e a despedida. Em seguida, os alunos foram convidados a escolher um destinatário para sua carta e pensar sobre o assunto que gostariam de abordar.
Durante o processo de produção das cartas, a professora fez questão de enfatizar a importância da clareza e da objetividade na comunicação escrita, além de incentivar os alunos a expressarem suas ideias de forma coerente e coesa.
Ao final da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar suas cartas com a turma, o que permitiu que todos pudessem aprender um pouco mais sobre a diversidade de formas e temas que podem ser abordados nesse gênero textual.
Em resumo, a atividade de produção de cartas desenvolvida pela turma foi uma experiência muito positiva, que contribuiu para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais importantes para a formação dos alunos, como a capacidade de expressar emoções e sentimentos de forma escrita, além de incentivar a empatia e a compreensão do ponto de vista do outro.
Comentários
Postar um comentário