PRÁTICAS DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

AUTORA
Professora Marciane de Oliveira, 4º ano B

A literatura é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Sendo assim, auxilia no processo de transformação social.

O ato de ler e contar uma história aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar suas ideias e pensamentos.

Desta forma a turma do 4º ano iniciou as práticas de leitura e contação de histórias com uma vivência muito importante onde a professora separou alguns livros infantis e contou as histórias durante a semana, isso foi o suficiente para despertar e aguçar o desejo de ler nas crianças. Todos ficaram ansiosos quando foram levados até a biblioteca para escolher um livro e levar para a casa.

O desafio era ler essas histórias em casa e contar a história para os colegas na sala.

Em roda de conversa iniciamos a contação de histórias e foi um sucesso, muitas das crianças contaram oralmente a história lida sem precisar do auxílio do livro, outras leram a história apresentando as imagens e até realizando questionamentos em relação a história contada para os colegas. Realizamos após esse momento uma roda de discussão sobre as histórias contadas, fazendo questionamentos sobre qual história mais gostaram? Se mudariam algo na história que leram? Etc.

Como foi uma atividade muito prazerosa e divertida toda semana uma criança escolhe um livro para levar para a casa e depois contar a história aos colegas.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confecção de Maquetes - História: Os três lobinhos e o porco mau

Calculadora como aliada

Atividade de Língua Portuguesa